terça-feira, 31 de março de 2009

ESPÍRITO DE ADOLF HITLER, QUEM DIRIA, BAIXA EM DUQUE DE CAXIAS

Ontem (dia 30 de março), véspera das "comemorações" da ditadura militar de 1964, o Governador Sérgio Cabral esteve em Duque de Caxias para diversas inaugurações. Depois de participar da entrega da nona DEAM no Bairro 25 de Agosto, onde fez discursos sobre a democracia e em defesa das mulheres, Cabral se dirigiu para o antigo forum , onde participou do início das obras do Museu da Ciência e Vida, onde parece que recebeu o espírito de Adolf Hitler.
.
Os jornalistas de Duque de Caxias foram proibidos de entrar no recinto para fazer seu trabalho e pasmem, o vice-prefeito Jorge Amorelli e as vereadoras Gaete, Juliana e Leide também foram barrados. As vereadoras, indignadas , prometeram meter a boca no trombone na tribuna da Câmara Municipal .
.
O episódio provocou uma "nota de repúdio" por parte da Associação Caxiense de Imprensa Escrita e Falada (ACIEF), com o seguinte teor:
..
"A ACIEF, consternada, repudia o comportamento arbitrário, grosseiro e ditatorial da Assessoria do Sr. Governador Sérgio Cabral, que impediu o ingresso de representantes de veículos de comunicação na cerimônia de lançamento do projeto do Museu da Ciência e Vida, em Duque de Caxias, na manhã de hoje.
.
O lamentável e inexplicável acontecimento vai além da arbitrariedade com que agiram os assessores do Sr. Governador, pois violou uma das garantias pétreas da Constituição Federal de 1988, que é o direito do cidadão de ser fielmente informado dos atos de governo.
..
O que deixa os profissionais da imprensa de Duque de Caixas perplexos é que o atual Governador é jornalista de profissão, filho de um dos mais combativos jornalistas do Rio de Janeiro e membro aposentado do Tribunal de Contas da cidade do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
.
Impedir o ingresso de jornalistas em cerimônias públicas é romper os limites da legalidade e da ordem. Queremos crer que os fatos registrados em Duque de Caxias não façam parte de um projeto orquestrado de liquidação das liberdades públicas inscritas na nossa Constituição Cidadã, que tanto sangue e suor custou aos brasileiros para se concretizar.
..
Lamentavelmente, a agressão à liberdade de imprensa ocorreu às vésperas de mais um aniversário do golpe militar de 31 de março de 1964 que, como desdobramento, retirou do povo de nosso Município o direito de eleger o seu Prefeito por cerca de 15 anos, direito este só reconquistado com o processo de redemocratização.
.
Duque de Caxias, 30 de março de 2009
Carlos Bezerra -Presidente"
..
Matéria postada originalmente em:

Um comentário:

  1. Eu li no site da prefeitura:

    Zito disse que ficou satisfeito com a presença do governador e destacou a importância do evento para o município....
    Ele também elogiou a postura de Sergio Cabral. “Ele provou que é um político moderno e de responsabilidade, independentemente da questão partidária”, declarou Zito.

    Em caso de dúvidas é só conferir o texto acima no site da prefeitura.

    Agora sim o povo ficou sabendo da reação do prefeito.
    Pelo jeito ele (Zito) não ficou nem um pouco indignado.

    ResponderExcluir