terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

DUQUE DE CAXIAS, UMA CIDADE DOMINADA PELA PIRATARIA

A matéria abaixo foi postada no blog Duque de Caxias - Notícias on Line (http://caxias-online.blogspot.com), com mais de uma dezena de fotografias feitas na cidade:

Até o momento os donos de video locadoras de Duque de Caxias estão aguardando ansiosos o tão alardeado "Choque de Ordem", prometido pelo prefeito Zito em Duque de Caxias.

É só andar no final da tarde pelas ruas do Centro do município que facilmente esbarramos em dezenas de camelôs vendendo DVDs e CDs piratas, sem o menor sinal de combate ou recolhimento de mercadorias.Somente na Feira de Domingo , que funciona a menos de 200 metros da 59ª DP (Delegacia de polícia do municipio), este Blog contou cerca de 42 (quarenta e duas) barracas com vendas de DVDs e CDs pirateados.

No entardecer fica até mesmo difícil transitar pela calçadas da Rua Plínio Casado, pois ao baixar as portas da lojas (Alfaiataria Cunha, Papaleria Itatiaia, Casas Bahia, ...) que ficam em frente a estação ferroviária de Caxias, que a quantidade de barracas montadas uma ao lado das outras é enorme, numa verdadeira baderna em pleno Centro de Duque de Caxias. No outro outro quarteirão, na Av. Pres. Kennedy, no trecho próximo a Praça do Pacificador, as barracas se instalam na calçada oposta a Praça, mais uma vez afrontando o poder do munícipio e do estado, ao fazerem o comércio de produtos pirateados sem a menor preocupação.
Pararelo a toda essa ilegalidade, as Video Locadoras do município vem se extinguindo. Amargando prejuizos mês a mês, atualmente está cada vez mais difícil encontrar alguma loja funcionando no município. Locadoras antigas, com mais de 15 anos de existência fecharam as portas nos últimos meses, o que, para o município gera grande prejuízo, pois são menos impostos e para a população, menos emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário