sexta-feira, 8 de maio de 2009

CORPO DE JOVEM FICA ESTENDIDO NA PORTA DA CÂMARA DE CAXIAS POR CINCO HORAS


■ Na manhã desta sexta-feira, 8 de maio de 2009, uma jovem de pouco mais de 20 anos foi a primeira vítima fatal no trânsito próximo à Câmara Municipal, depois das mudanças efetuadas no local na gestão do prefeito Zito e do vereador Mazinho, presidente da Câmara. A vítima, que segundo pessoas que estavam no local estava acompanhada de uma criança, foi atropelada na rua Paulo Lins, em frente ao prédio do Poder Legislativo, por um ônibus da empresa Santo Antonio (linha Grmacho-Hospital Infantil, placa KVL-1734), que vinha da avenida Presidente Vargas, no início da manhã, e seu corpo ficou estendido no asfalto, sob a guarda da Polícia Militar e observado por populares. Pelo que se sabe, este foi o primeiro caso de atropelamento fatal ocorrido no local.

A PM não dispunha de plástico preto para cobrir o corpo e a situação foi contornada com a cessão, por um comerciante próximo, de um pedaço de pano branco que servia de embalagem de mercadorias. Como o mesmo não cobria todo o corpo, algumas vísceras da vítima ficaram a descoberto, causando grande indignação a quem por ali passava. Mesmo sendo o local um cartão de visita da cidade, a perícia só liberou o corpo - ainda não identificado - há pouco mais de uma hora, por volta do meio dia. Isso porque, revoltados e exaltados com a demora, populares tentaram invadir o prédio da Câmara mas foram contidos com a chegada de uma terceira viatura da Polícia Militar. Eles falavam palavras de ordem contra Zito e trocaram gritos com os policiais.

O cruzamento da Rua Paulo Lins entre a Praça Governador Roberto Silveira e a Rua Prefeito José Carlos Lacerda, conhecido como "esquina do perigo", é uma área de risco para pedestres e motoristas, especialmente depois que o prefeito mandou demolir o muro divisório entre as duas pistas. O sinal existente na esquina com a praça, controla o fluxo proveniente do bairro Itatiaia e da avenida Brigadeiro Lima e Silva, não sobrando espaço nem tempo para os pedestres. Quando Zito era presidente da Câmara, o problema já existia. Os oito anos que ele comandou a prefeitura não foram suficientes para que a Secretaria de Serviços Públicos encontrasse uma solução para o problema, mesmo tendo sido dirigida na época por um especialista em trânsito e transportes. Hoje a cidade conta com “sinais inteligentes” mas o governo, ao que parece, é burro.

Pelo que se percebe, a preocupação parece ser apenas com o trânsito, e não com o pedestre, que fica à mercê do perigo. Quem passa pelo local tem certeza de que esta não será a única vítima da disputa entre a turma do jaleco amarelo e os guardas municipais, como se viu nesta manhã, quando o trânsito ficou a cargo dos próprios motoristas. Isso porque nem guardas municipais nem os “amarelinhos” tomaram qualquer atitude para minimizar o problema e ordenar o trânsito em direção ao Viaduto e evitando novas vítimas. O que valia era o ditado: cada um por si. Resultado: um congestionamento colossal que paralisou o centro da cidade por muitas horas.

E o Zito está pensando em comprar “caveirões” e helicópteros para uma guarda municipal despreparada, desmotivada e desmoralizada, porque sua única função é multar os motoristas, haja visto que a prefeitura está com uma quebra de caixa colossal.

Anotem aí: a arrogância e a prepotência do Secretário conhecido como Filé não vão permitir mudanças no trânsito e, infelizmente, teremos outras fatalidades.
.
No link abaixo, o internauta pode ver um pequeno filme com a vítima estendida no esfalto, a polícia militar tentando impedir o fechamento da rua em protesto e o desabafo de populares:

2 comentários:

  1. Não cheguei a ver mas acho um absordo, em frente a própria camara faltar ordem, sinalização e atraso de socorro, o que estaria fazendo um lider de uma cidade pra não tomar atitude imediata diante do fato que envolve a camara e pior, foram 5 horas que um cidadão Caxience atropelado e morto ficou estirado no chão. É isso aí caros cidadãos caxience, Zito está de volta.

    ResponderExcluir
  2. Além do descaso do secretario responsavel pelo transito, em relação a este local do acidente e em frente ao banco real na praça Roberto Silveira, que é igualmente perigoso ao pedestre, estes senhores tambem quando desviam o transito, interditam ruas e mudam paradas de ônibus por qualquer motivo, não demonstram nenhum respeito a população, quando deveriam afixar faixas e cartazes, orientatando os transuentes no sentido de sua locomoção.Espero que esse governo que se diz tão "experiente", resolva esses problemas e outros de tamanha relevancia.
    Celita.

    ResponderExcluir