sábado, 27 de junho de 2009

Surto de raiva animal em Duque de Caxias

A localidade de Xerém, quarto distrito de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, está sendo alvo de um surto de raiva animal, o que vem provocando sérios prejuízos aos sitiantes da região.

Até agora cerca de 20 animais foram vítimas fatais da doença transmitida pela mordida do morcego hematófago. Já há, inclusive, o temor de que o surto se alastre e contamine animais de regiões vizinhas, se transformando em uma epidemia.

O veterinário que vem prestando assistência aos sitiantes – que prefere não ter seu nome publicado- tem tentado, sem sucesso, obter algum apoio do Departamento de zoonoses da Secretaria de agricultura do município e até mesmo do Ministério da agricultura, pois para que o surto não se espalhe seria necessária a vacinação de todos os animais da região.

Os sitiantes estão se mobilizando para obter apoio público devido ao custo altíssimo das vacinas e também contam com a ação dos órgãos públicos no sentido de que sejam feitos, nos animais mortos até agora, os exames necessários para atestar a grau de periculosidade da doença.

Normalmente, em casos desse tipo, as cabeças dos animais são enviadas a instituições competentes para a análise técnica da causa da morte. O que até agora não vem ocorrendo em Xerém.

Outra preocupação dos sitiantes é o crescimento descontrolado da população de morcegos hematófagos, principais responsáveis pela disseminação da raiva animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário