domingo, 6 de dezembro de 2009

Rogério Torres reune o povo da cultura

Não sei no resto do mundo, mas aqui no Olavo Bilac a terra está aquecendo pra dedéu. Nos últimos dias as coisas até deram uma amenizada, mas, putz, tava demais.

Com medo de que a terra fritasse de repente e eu perdesse a oportunidade, cuidei logo de ir ao lançamento do livro novo do Rogério Torres, O Coronel Elyseu e seu tempo, e fiz muito bem. Casa cheia no Instituto Histórico de Caxias e muita gente boa presente. Stelio Lacerda veio de Teresópolis, Newton Menezes do Rio, Gênesis veio de São João de Meriti, enfim, boa parte das pessoas que construíram a história da cultura em Duque de Caxias e na Baixada Fluminense estavam lá.

Para mim, foi ótimo. Apesar de ter hora marcada para uma palestra com o Fernando Peregrino no Instituto Republicano, pude passar uns bons momentos papeando com Stélio e Menezes, no Mira Serra, pondo o papo em dia. Fazia tempo que a gente não se via. Graças ao papo posso dizer que está no forno um livro novo do Stélio, provavelmente no primeiro semestre de 2010 será lançado.
Quando eu já estava saindo do Mira, já atrasado - é claro - para a palestra do Peregrino, chegaram o Jornalista Eldemar de Souza, o artista plástico Marquinhos Bomfim e a conselheira de culturaCassinha Ferreira, mas, infelizmente, não pude ficar para papear mais um pouco. Uma pena.
Como bem disse o Paulo Ramos, que está com uma exposição de seus alunos também no Instituto histórico, Rogerio Torres conseguiu juntar toda a turma no lançamento de seu livro. Assim é que a coisa fica boa.
Um fato interessante, também, ocorrido no lançamento de " O Coronel Elyseu e seu tempo", foi o Presidente da Câmara Municipal, meu amigo Mazinho, se colocar como o Presidente da Cultura, abrindo os espaços da casa para novos eventos. Independente de qualquer coisa, é raro um mandatário da Baixada com avocar compromissos com a cultura, mas é bom que isso aconteça. Pode ser um indício de que a cabeça de nossos governantes, considerando a ascensão de uma nova geração, está mudando. Mudanças para melhor são sempre bem vindas.

Vicente Portella

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Jornalistas de Caxias repudiam arbitrariedade de assessora de Sérgio Cabral em Duque de Caxias

■ Publicamos a nota oficial da ACIEF-Associação Caxiense de Imprensa Escrita e Falada, distribuída na tarde de ontem, dia 2 de dezembro, denunciando a expulsão do fotógrafo George Fant, da Prefeitura de Duque de Caxias, que cobria uma solenidade oficial no Centro Cultural. A responsável em proibir o profissional de trabalhar partiu da assessora pessoal do governador Sérgio Cabral, Ana Paula (foto), que requisitou a intervenção de seguranças do governador para que o fotógrafo fosse retirado do local.

O fato foi também denunciado a várias entidadedes representativas dos jornalistas e repórteres fotográficos e também foi repudiado pelo presidente da Associçação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azedo.

A nota da ACIEF é a seguinte:

"A ACIEF-Associação Caxiense de Imprensa Escrita e Falada, vem a público para repudiar o comportamento arbitrário, grosseiro e ditatorial da assessora do Sr. Governador Sérgio Cabral, conhecida como Ana Paula, que decidiu expulsar o repórter fotográfico George Fant, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Duque de Caxias, que trabalhava cobrindo a solenidade da qual participaram o Governador, o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso e prefeitos das cidades da Baixada Fluminense, de inauguração do projeto Baixada Digital, realizada na parte externa do Centro Cultural Oscar Niemeyer, de Duque de Caxias, na manhã de hoje (dia 2 de novembro).

Para tentar justificar seu injustificável ato, a assessora disse que, além do fotógrafo de sua equipe - Carlos Magno - ninguém mais poderia ficar no local para fazer imagens do Governador, o que causou a indignação dos profissionais de imprensa da cidade que acompanhavam a solenidade. O Assessor de Imprensa da Prefeitura, Antonio Pfister, ao tomar conhecimento do acontecido, procurou a assessora, a quem manifestou seu protesto e pedido para que episódios dessa natureza não se repetissem em solenidade oficiais realizadas na cidade com a presença de autoridades estaduais.

Esta não foi a primeira vez que arbitrariedades como essa aconteceram em Duque de Caxias envolvendo a assessoria do Senhor Governador. No dia 30 de março último, durante a cerimônia de lançamento do projeto do Museu da Ciência e Vida, no bairro 25 de Agosto, envolvendo também a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, os profissionais dos órgãos de comunicação do município tiveram sua entrada barrada no recinto onde se realizava a solenidade. Além dos jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos, também não puderam entrar alguns vereadores e até mesmo o vice-prefeito Jorge Amorelli. O fato só foi contornado meia hora depois, quando os profissionais, em protesto, ameaçaram retirarem-se do local.

Com a repercussão do episódio, a assessoria do Governador garantiu à ACIEF, através de telefonema ao seu presidente, Carlos de Sá Bezerra, que isso não se repetiria, o que, lamentavelmente, ocorreu novamente na manhã de hoje. O que deixa os profissionais da imprensa de Duque de Caixas perplexos é que o atual Governador é jornalista de profissão, filho de um dos mais combativos jornalistas do Rio de Janeiro e membro aposentado do Tribunal de Contas da cidade do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral..Impedir o ingresso de jornalistas em cerimônias públicas é romper os limites da legalidade e da ordem. Mesmo acontecendo mais uma vez, queremos crer que os fatos registrados em Duque de Caxias não façam parte de um projeto orquestrado de liquidação das liberdades públicas inscritas na nossa Constituição Cidadã, que tanto sangue e suor custaram aos brasileiros para se concretizar.

Duque de Caxias, 02 de dezembro de 2009
Carlos Bezerra, Presidente"