sexta-feira, 22 de maio de 2009

O Brasil é inacreditável


É só a gente dar uma cochilada que esse povo do Congresso faz alguma besteira. Parece carma. Ja pensei até em recolher doações para comprar algumas toneladas de um regulador qualquer pra ver se alivia a incontinencia intestinal dessa gente, principalmente os tucanos.
Os caras escolheram justamente o momento da maior crise financeira da história mundial, perto da qual a gripe do porco é resfriado, para inventar moda e criar a CPI da Petrobrás, maior empresa brasileira e presente em todo o mundo.
Em qualquer lugar do planeta as suspeitas de crime, seja roubo ou assassinato, são emcaminhadas a polícia. Aqui não. Inventam logo uma CPI.
Na verdade a oposição anda em baixíssima conta com o povaréu e nessas circunstâncias a necessidade de aparecer é premente.
Para se ter uma idéia, o glorioso líder da oposição, Senador Arthur Virgílio (Só podia ser tucano), foi candidato a Governador de seu Estado, o Amazonas, obtendo apenas 2% dos votos. Mesmo assim ainda se julga competente para por em xeque a vontade popular.
Independente de quem seja Governo - e deixo claro que não sou nem nunca fui Lulista - as instituições devem ser preservadas. Mas no Brasil isso depende do desespero de quem pretende chegar ao poder, mesmo que seja a força.
Se a polícia investigasse possíveis irregularidades na Petrobrás seria uma coisa natural, aliás, polícia serve para isso, tanto a Federal como todas as outras de que se tem notícia. Uma CPI, no entanto, é uma verdadeira calamidade.
Tanto coisa para esses caras esculhambarem e eles escolhem logo nossa maior empresa...putz... É o cúmulo da irresponsabilidade.
Fica uma idéia para os trabalhadores brasileiros que investiram seu fundo de garantia em ações da empresa de petróleo pátria: se a coisa degringolar, lembrem-se, o nº da besta mudou para 45. E não tenha pena se ver algum tucano chorando, foram eles quem começaram.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Vou dar um pitaco...

Não conheço a moça retratada no post abaixo e nem os motivos de tal exposição, portanto, não me cabe ir ao cerne da questão. Mas é preciso que se diga que os funcionários públicos nomeados antes de 5 de Outubro de 1988 tem , sim, estabilidade, pois o concurso público só tornou-se obrigatório à partir da data dapromulgação da constituição.Há, claro, interpretações diferenciadas, no entanto nehuma descisão superior, pelo menos que eu saiba, extirpou-lhes esse Direito.
No mais, é bom que se diga, o Ministério público não atua somente mediante provocação, como ocorre com o judiciário. Qualquer promotor do MP que ler este tópico pode, e deve, abrir uma investigação para apurar os fatos.
De resto, devo dizer que apesar de não comparecer com frequência ao blog, até por problemas de tempo, o fiz pelo inusitado que a questão sucita.  Trata-se de algo no mínimo surrealista.
Aproveito a oportunidade para pabenizar nosso companheiro Alberto marques pela repercussão da matéria sobre o fechamento do restaurante popular. O exercício do jornalismo nos dias de hoje é algo raro, mas Alberto é um dos poucos que ainda dignifica o ofício. 

Vicente Portella

terça-feira, 12 de maio de 2009

EDUCAÇÃO FAZ SUA MAIOR MANIFESTAÇÃO NA HISTÓRIA DE DUQUE DE CAXIAS

■ A manhã de hoje, dia 12 de maio de 2009, perpetou na história do município a maior manifestação pública feita pelos profissionais de educação de Duque de Caxias. Ela foi um protesto contra a proposta de 5% de reajuste salarial apresentada pelo prefeito Zito. Cerca de 1.500 pessoas, portando apitos e faixas, foram às ruas para informar à população suas reivindicações junto à atual administração municipal.
A força e a unidade do movimento mostrou a fragilidade na área da educação do município, comandada por uma “educadora” (?) arrancada das hostes neo-liberais do Rio de Janeiro e imposta à população pelo prefeito Zito. O resultado dessa “política importada” da capital trouxe abandono físico às unidades e falta de kits escolares aos alunos e de valorização dos profissionais, entre muitas outras carências.

A manifestação marcou o início de uma paralisação de 72 horas para pressionar a prefeitura a negociar uma pauta de reivindicações que, entre outros itens, pede 10% de reajuste para todo o funcionalismo municipal, eleição direta para diretores de escolas e creches da rede pública e melhoria das condições das escolas.

Os manifestantes se concentraram na Praça Humaitá e depois saíram em passeata cantando palavras de ordem, percorrendo algumas ruas do centro da cidade. A multidão parou em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação, onde vários líderes do movimento fizeram discursos, seguindo depois para a Câmara Municipal.

Durante o “apitaço” os manifestantes distribuíram prospectos às pessoas, explicando o movimento. Uma assembléia está marcada para a próxima sexta-feira, dia 15, às 14h, no Clube dos Quinhentos.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

CORPO DE JOVEM FICA ESTENDIDO NA PORTA DA CÂMARA DE CAXIAS POR CINCO HORAS


■ Na manhã desta sexta-feira, 8 de maio de 2009, uma jovem de pouco mais de 20 anos foi a primeira vítima fatal no trânsito próximo à Câmara Municipal, depois das mudanças efetuadas no local na gestão do prefeito Zito e do vereador Mazinho, presidente da Câmara. A vítima, que segundo pessoas que estavam no local estava acompanhada de uma criança, foi atropelada na rua Paulo Lins, em frente ao prédio do Poder Legislativo, por um ônibus da empresa Santo Antonio (linha Grmacho-Hospital Infantil, placa KVL-1734), que vinha da avenida Presidente Vargas, no início da manhã, e seu corpo ficou estendido no asfalto, sob a guarda da Polícia Militar e observado por populares. Pelo que se sabe, este foi o primeiro caso de atropelamento fatal ocorrido no local.

A PM não dispunha de plástico preto para cobrir o corpo e a situação foi contornada com a cessão, por um comerciante próximo, de um pedaço de pano branco que servia de embalagem de mercadorias. Como o mesmo não cobria todo o corpo, algumas vísceras da vítima ficaram a descoberto, causando grande indignação a quem por ali passava. Mesmo sendo o local um cartão de visita da cidade, a perícia só liberou o corpo - ainda não identificado - há pouco mais de uma hora, por volta do meio dia. Isso porque, revoltados e exaltados com a demora, populares tentaram invadir o prédio da Câmara mas foram contidos com a chegada de uma terceira viatura da Polícia Militar. Eles falavam palavras de ordem contra Zito e trocaram gritos com os policiais.

O cruzamento da Rua Paulo Lins entre a Praça Governador Roberto Silveira e a Rua Prefeito José Carlos Lacerda, conhecido como "esquina do perigo", é uma área de risco para pedestres e motoristas, especialmente depois que o prefeito mandou demolir o muro divisório entre as duas pistas. O sinal existente na esquina com a praça, controla o fluxo proveniente do bairro Itatiaia e da avenida Brigadeiro Lima e Silva, não sobrando espaço nem tempo para os pedestres. Quando Zito era presidente da Câmara, o problema já existia. Os oito anos que ele comandou a prefeitura não foram suficientes para que a Secretaria de Serviços Públicos encontrasse uma solução para o problema, mesmo tendo sido dirigida na época por um especialista em trânsito e transportes. Hoje a cidade conta com “sinais inteligentes” mas o governo, ao que parece, é burro.

Pelo que se percebe, a preocupação parece ser apenas com o trânsito, e não com o pedestre, que fica à mercê do perigo. Quem passa pelo local tem certeza de que esta não será a única vítima da disputa entre a turma do jaleco amarelo e os guardas municipais, como se viu nesta manhã, quando o trânsito ficou a cargo dos próprios motoristas. Isso porque nem guardas municipais nem os “amarelinhos” tomaram qualquer atitude para minimizar o problema e ordenar o trânsito em direção ao Viaduto e evitando novas vítimas. O que valia era o ditado: cada um por si. Resultado: um congestionamento colossal que paralisou o centro da cidade por muitas horas.

E o Zito está pensando em comprar “caveirões” e helicópteros para uma guarda municipal despreparada, desmotivada e desmoralizada, porque sua única função é multar os motoristas, haja visto que a prefeitura está com uma quebra de caixa colossal.

Anotem aí: a arrogância e a prepotência do Secretário conhecido como Filé não vão permitir mudanças no trânsito e, infelizmente, teremos outras fatalidades.
.
No link abaixo, o internauta pode ver um pequeno filme com a vítima estendida no esfalto, a polícia militar tentando impedir o fechamento da rua em protesto e o desabafo de populares: